segunda-feira

Pisaq

Idem
Cuzco
Dia 8 de outubro de 2010 – sexta – EM  RIO  BRANCO/ACRE
Cheguei em Rio Branco  no meio da tarde e fui direito para hotel Guapindaia, onde Alexandre já estava hospedado desde anteontem e fez a gentileza de retirar nossas motos do pátio da transportadora e levar para o hotel. Reservamos o resto da tarde na tarefa de arrumar bagagens e ferramentas para iniciar a viagem amanhã logo cedo. O amigo Luciano, servidor da EMBRAPA do Acre, também motociclista, deu-nos todo o apoio logístico na cidade e nos levou para jantar num restaurante muito simpático localizado nos arredores do hotel. Não há muito do que falar do dia de hoje, mas deve-se ressaltar a beleza e organização de Rio Branco, com vias largas, muitas árvores e praças bem cuidadas. Fomos dormir cedo, ansiosos por iniciar a viagem na manhã do dia seguinte.

Dia 9 de outubro de 2010 – sábado – DE RIO BRANCO A PUERTO MALDONADO/PERU – 638 km rodados entre 6:40 h às 18:44h, sendo 212 km em território peruano.
a) Saímos cedo do hotel, às 6:40h, e não tivemos problema para encontrar a saída da cidade. Havíamos rodado 5 km, quando paramos em um posto para calibrar os pneus. Aí aconteceu o primeiro contratempo da viagem, Minha moto BMW, com apenas 2800 km rodados, não quis pegar de jeito algum. Depois de diversas tentativas, resolvi ligar para o 0800 da BMW para ter alguma orientação técnica sobre o problema. Porém, a única proposta que ouvi da atendente é que eu teria que transportar a moto até a concessionária mais próxima (em Brasília). Não dava para acreditar, porque até então nunca tive qualquer problema com qualquer outra moto, e logo a BMW, tão conceituada mundo afora, iria me deixar na mão? Tudo bem, aventura sem contratempo não é aventura.
b) Uma coisa já estava decidida, voltar para casa nem pensar. Alexandre entrou em contato com Luciano e levamos a moto numa oficina que, embora não fosse especializada em BMW, estava acostumada a lidar com outras motos importadas. Ali iniciou-se uma novela de 4h. Conferimos caixa de fusível, cabeamento etc e nada de o motor funcionar. O laudo era de que a bomba de gasolina estava “travada” ou queimada. No momento em que se avaliava o que fazer, apareceu outro motociclista numa KTM, Fernando, que intuiu que o problema poderia ser resultante de uma queda de amperagem na bateria, visto que a moto havia ficado 25 dias parada. Dito e feito. Foi dada uma recarga lenta na bateria e a bomba de combustível destravou e voltou a funcionar.
c) Já passava das 10:40h quando pegamos a estrada pra valer com destino ao Peru. A rodovia estava em excelentes condições, embora tenhamos ficado frustrados de não ver um único trecho de floresta densa por todo o caminho. O estado do Acre implementou de vez as pastagens e a pecuária em grande escala, e pouco se vê da antiga floresta. Uma tristeza constatar a forma rápida com que a Amazônia está sendo destruída.
d) ROTA INTEROCENÂNICA 1 – A rodovia está excelente neste trecho até Puerto Maldonado. Um projeto fantástico e bastante desafiador, porque a rota corta a Amazônia peruana e as montanhas andinas. O lado negativo do trajeto foi a grande quantidade de quebra-molas. Havia mais de 300 deles distribuídos pelos duzentos e poucos km da fronteira até Maldonado. Adicione-se a isso uma infinidade de bois transitando pela rodovia. Outro problema é que estabeleceram limite máximo de 60 km/h na via. 60 km é o limite da hipocrisia (ou hipocrisia do limite?) da autoridade peruana de trânsito.  Um prato cheio para a polícia (geralmente corrupta) fundamentar suas multas e propinas para cima de "nosotros".
e) Chegamos a Puerto Maldonado antes de anoitecer, apesar dos contratempos do início da manhã de hoje. Adentramos a cidade depois de uma travessia de balsa de 20 minutos do rio Madre de Dios. Existe uma ponte sendo construída, mas ainda está longe de ficar pronta. Ficamos no excelente hotel Cabaña Quinta, mas a internet de lá era lenta e não consegui postar. A cidade tem o trânsito tomado por motocars e as ruas com muita gente perambulando para tudo quanto é canto. Valeu a experiência de ter passado a noite por lá.

Dia 10 de outubro de 2010, domingo.
DE PUERTO MALDONADO A CUSCO – 489 km em 11:15h de viagem.
a) O dia de hoje foi dose! Gastamos 11:15 h para transpor apenas 489 km. Fazer médias superiores a 50 km/h no trecho andino é difícil. Curvas e mais curvas: em U, em S, em L, em Z ou em V, e muitas obras na rodovia (que são sinônimo de lama). Alguns demoronamento de encostas exigem cuidado após as curvas. Chuva, neblina, frio intenso e muitos quebra-molas impedem que se ande rápido pela região.
b) Chegamos a Cuzco às 19:40 h, depois de atingir altitudes de 4725 m e sensação térmica de 4 graus negativos. Neste trecho havia muita neblina, que reduziu a visibilidade da pista para algo em torno de 20/50 metros.
c) Porém, meu amigo, o visual desta rodovia não dá para descrever. De uma beleza de enlouquecer. As curvas em subida e descida cortando os Andes compõem um quadro raro. Atravessamos montanhas e mais montanhas esverdeadas, com nuvens baixas cobrindo os cumes, sob um frio de gelar a alma. Um choque visual (e térmico) de primeira grandeza.
d) Cuzco continua linda, mas cresceu muito desde a última vez que estive aqui, em 2004. A cidade virou uma megalópole andina, com trânsito intenso e muita gente pelas ruas. Os bares e restaurantes estão repletos de aventureiros e turistas, com pequenos mapas sobre as mesas, consultando o que há de melhor para ser visto na região. A cidade concentra uma boa quantidade de cidadelas incas em seu derredor, construídas no século XIII, no auge daquela civilização.

11 de outubro de 2010 - Passeando pelo Vale Sagrado.
Passamos o dia de hoje num tour pelo Vale Sagrado. Visitamos 3 sítios incas: Pisaq, Ollamtaytambo e Chinchero. A cada passo dado constatamos a riqueza cultural escondida nessas edificações em pedra, construída no topo de montanhas altíssimas. É emocionante transitar por esse território. Uma aula a céu aberto sobre arquitetura, astronomia, agricultura e organização social sem comparativos em outras culturas.  Amanhã vamos para Machu Picchu, considerado o mais imponente sítio arqueológico da civilização inca no Peru.

Anônimo disse...

Grande Flavio. Estamos aqui se roendo para poder ler mais e mais do Blog. Mortos de inveja por não estar com vocês nessa aventura !! kkk.
Abraços. Rogerio Torres - Brazil Riders

CândidOsório BMCB/ISF-HSF/BRZ disse...

Sigam com DEUS e postem mais acerca dessa viagem que deve ser o bicho.
Grande abraço,

Anônimo disse...

Amigo Flávio, Grande abraço a voces aí, desejo uma ótima viagem.Muito boa as fotos, estamos aqui acompanhando trecho a trecho. Sucesso.! Valentine.

Alex e flávio,
Estamos acompanhando a viagem.
Curtindo com vcs.
Divirtam-se muito.
Paulo e toda a família do Alex.

Alex,
Estamos torcendo que curta bastante a viagem.
Bjs,
Ana Paula, Fernando e Felipe (Vitória - ES).

Anônimo disse...

Agora sim... show de bola!!!
Adorei as notícias... lindas fotos!
A vocês, muita energia e saúde para que tenham uma viagem inesquecível!
Estou acompanhando tudo por aqui, muito legal!
Muitos beijos...
Isabela.

Anônimo disse...

Agora sim... show de bola!!!
Adorei as notícias... lindas fotos!
A vocês, muita energia e saúde para que tenham uma viagem inesquecível!
Estou acompanhando tudo por aqui, muito legal!
Muitos beijos...
Isabela.

Dalton disse...

Grande Flavio,

Mande mais fotos e noticias.
Esse negocio de gado na estrada, não deixe de prestar atenção. Valeu. Boa viagem. Ano que vem estarei nesse caminho.
abç.
Dalton

Gaitero disse...

Grandes Flávio e Alexandre,
estamos felizes por vocês! Aproveitem bastante, absorvendo cada paisagem, cada costume, cada pessoa interessante que encontrarem pelo caminho. Isso é bom demais! Vocês merecem essa experiencia e a estão fazendo da melhor maneira.
Grande abraço e energia pra vocês,

Gaitero.

Flávio e Alexandre,

estamos aqui torcendo por vocês e acompanhando passo a passo, não se preocupem em correr, degustem cada kilômetro deste caminho. Estamos esperando mais e mais fotos.

Abraços.

Zael L. Batalha
12.10.2010

Flávio e Alexandre,

tirem proveito o tempo todo nessa nova aventura, inclusive nas adversidades, que fazem parte, certo.

Fiquem sempre alerta!
Força e pensamento positivo, sempre!

Forte abraço.

Max Leitão
Brasilia Moto Clube Brasil

Washington Gomes

Meu irmão, realmente a BMW é sinônimo de qualidade, esperiência própria; graças a Deus que foi apenas a bateria. Machu Pichu símbolo do Império Inca é fascinante, esperamos novas fotos. Vamos lá..

Grande Abraço, Washington Gomes

Unknown disse...

Caramba Flávio, fiquei impressionado com o problema da BMW mas o importante foi ter resolvido, agora é só curtir a viagem. Um grande abraço e sigam com Deus.

Olá Flávio,

Que legal a BMW (concessionária)!
Na viagem na qual nos encontramos em San Pedro de Atacama em 2007, minha modesta Honda NX 350 Sahara teve uma pane na região do Chaco Argentino, em Pampa del Infierno. A moto simplesmente parou de funcionar, como não entendo nada de mecânica, imediatamente liguei para meu mecânico no Brasil, o KALIL (em Mafra/SC) o qual prontamente me disse qual seria o provável defeito na moto, fui lá consertei a falha e a moto pegou, isto resolveu-se com um simples telefonema.
Mas BMW é outra coisa!
Divirta-se!
Suerte!
Abraços,
Reginaldo Rohden.

Fbraga disse...

Parabéns! Flávio e seu parceiro. Estou acompanhando todos os dias. Pelo blog e pelo o spot. Aquele aparelinho que vc está levando. Cada dia em um lugar. Muito bacana essa parada. abs, Fábio Braga.

HARPIAS ESTRADEIRAS disse...

OI, PESSOAL
.. fizemos esta viagem em 2008 e pretendemos repetir em 2011.. mas a transoceânica Corumbá - Santa Cruz de La Sierra e a de Cuzco via Maldonado à Assis ainda não estão totalmente pavimentadas? Vimos na net que já estavam.. parabéns pelo relato. Abçs Jurema

Junior Vidotti disse...

Muito bacana a viagem! Já fui a Bolívia e Peru mochilando e agora quero ir de moto...

No tour ao Vale Sagrado vocês fizeram tudo der moto?

Edileuza sonhadora aventureira disse...

Lugares lindos.eu tbm fiz esse roteiro até Cusco de moto cm meu esposo passamos o réveillon na Plaza das armas, a melhor experiência q já vivemos,e já estamos planejando passar o carnaval em Puno,vamos de moto detalhe e uma fan 150. Kk